Dissertação
Smart Electric Vehicle charging based on Deep Reinforcement Learning EVALUATED
Os veículos eléctricos (VEs) são uma tecnologia em crescimento na área dos transportes ecológicos, transformando os veículos em versões mais limpas e inteligentes. O crescimento exponencial desta tecnologia pode levar a um impacto energético significativo nos serviços de rede e torna-se mais crucial a gestão adequada da infraestrutura de carregamento para reduzir as taxas de pico e melhorar a eficiência da rede. Este trabalho centra-se na aplicação de técnicas de aprendizagem por reforço ao problema do controlo do carregamento de VEs com o objectivo de reduzir os custos de operação do carregamento e, consequentemente, o pico de maior procura de energia eléctricao. Os algoritmos foram implementados no ACN-Sim, um simulador de rede de carregamento de VEs integrado com um conjunto de dados com sessões de carregamento reais, de forma a criar um ambiente de estudo mais aproximado da realidade. Além de um algoritmo de carregamento sem controlo, foi implementada uma abordagem determinística que minimiza o custo do carregamento enquanto assegura os requisitos de energia, como base para comparação. Em seguida, foi desenvolvido algoritmos com dois agentes usando Proximal Policy Optimization e Twin Delayed DDPG. Estes agentes foram treinados e testados com o simulador, com o objectivo de gerir todas as sessões de carregamento de VEs durante um dia, e minimizar os custos de operação. A comparação com as linhas de base mostrou flexibilidade na gestão de uma rede de carregamento de VEs e minimização do pico de procura, embora mostrando algumas limitações no carregamento completo de todos os VEs.
junho 19, 2023, 10:0
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
António Manuel Raminhos Cordeiro Grilo
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Associado