Dissertação
Optimization of Charging Point Operators Operation - A Virtual OCPP Simulator EVALUATED
Esta tese aborda a crescente necessidade de otimização da gestão das infraestruturas de carregamento de veículos elétricos, resultante da eletrificação crescente do transporte. O trabalho foca-se no desenvolvimento e implementação de um simulador do OCPP 2.0.1, em Python, projetado para testar e aperfeiçoar algoritmos que otimizam o agendamento de carregamento de veículos, do ponto de vista do operador de pontos de carregamento. Diferentes metodologias foram implementadas e validadas para otimizar a distribuição de energia entre vários veículos a carregar simultaneamente. A primeira, distribui a energia disponível igualmente entre os pontos de carregamento ligados. A segunda prioriza veículos com base no estado da bateria, assegurando que veículos com níveis de carga mais baixos têm prioridade. A terceira prioriza os veículos com base no tempo de conexão, alocando energia aos que estarão ligados por mais tempo. A última metodologia equilibra tanto o estado da bateria como o tempo de conexão, proporcionando uma distribuição mais justa de energia. Dados reais de sessões de carregamento foram usados para refletir aplicações práticas. Esta pesquisa destaca a importância da gestão inteligente de carregamentos, não só para suportar o crescente número de veículos elétricos, mas também para contribuir para um sistema energético sustentável e eficiente. Os resultados mostram que estes algoritmos podem melhorar significativamente a eficiência de carregamento e a satisfação dos utilizadores, oferecendo uma base sólida para futuros aperfeiçoamentos nas infraestruturas de carregamento.
novembro 21, 2024, 17:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Professor Associado
ORIENTADOR
António Manuel Raminhos Cordeiro Grilo
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores
Professor Associado