Dissertação

A game theory-based incentive framework for the next-generation vehicular networks EVALUATED

Este trabalho concentra-se no desenho, teste, e comparação de abordagens promotoras de store-and-forward de mensagens em redes veiculares tolerantes a atrasos ao mesmo tempo que torna a rede robusta contra a ação de nós mal-intencionadas que tentam enviar um grande volume de mensagens para criar congestão na rede. A avaliação de performance consistiu em simulações variando a percentagem de atacantes, quer por inundação quer intermitentes por inundação, com recurso ao mapa real de estradas de Salamanca. Métricas de avaliação de performance diferentes foram consideradas, nomeadamente, a probabilidade de entrega, latência média, número de saltos médios, falsos positivos na deteção de atacantes, falsos negativos, reputação, e limiares de confiança. As métricas de avaliação demonstraram que as duas novas abordagens, desenhadas usando um sistema de imposição por reputação que usa acções previamente conhecidas de oponentes para os isolar da rede, e conceitos da teoria de jogo evolutiva para tornar a rede adaptável a diferentes condições da população de nós, ultrapassaram a performance das abordagens clássicas Tit-for-tat e Tit-for-two-tats para cenários com e sem atacantes.
Redes veiculares tolerantes a atrasos, Teoria de jogo evolutiva, Dilemas sociais, Sistema de imposição de reputação, Ataque por inundação

junho 21, 2023, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Naércio Magaia

University of Sussex

Professor

ORIENTADOR

Paulo Rogério Barreiros D'Almeida Pereira

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar