Dissertação

" Implementation of an Elevator System Operated by a V/f: electric efficiency analysis" EVALUATED

A estratégia de comando escalar V/f é de grande interesse na área de motores elétricos, sendo amplamente estudada e reconhecida globalmente como um método confiável e versátil para o controlo destas máquinas. Assim, como continuação de um trabalho anterior, os princípios teóricos desta estratégia de comando são revistos e adaptados às especificidades de um sistema de acionamento de elevador instalado no Laboratório de Máquinas Elétricas. Sob este método de comando, o acionamento do elevador mostrou ser uma ferramenta válida para o estudo da dinâmica inerente ao funcionamento de um elevador de carga típico, com e sem o uso de um controlador de velocidade em malha fechada, que foi devidamente correlacionado com as características do próprio acionamento e da aplicação que permite o seu controlo. O comportamento do sistema em curtos períodos de operação, principalmente durante a sua fase de arranque, demonstrou a importância da escolha de um perfil adequado de aceleração e desaceleração, pois permite a redução dos esforços mecânicos e elétricos realizados. Para longos períodos de operação, tendo em conta as propriedades dos componentes de acionamento do elevador, assim como a sua dependência da carga aplicada, foi possível inferir sobre a natureza dos esforços realizados. Além disso, revelou-se da maior importância a compreensão e caracterização térmica do sistema, pois as temperaturas envolvidas no processo irão ditar a evolução do desempenho de todo o acionamento.
Sistema de Elevador, Máquina de Indução, Inversor de Frequência, Comando Escalar, Controlo em Malha Fechada, Evolução Térmica

dezembro 2, 2022, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Paulo José da Costa Branco

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado

ORIENTADOR

João Filipe Pereira Fernandes

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar