Dissertação

Electrification of Artisanal-Fishing Boats in Cape Verde EVALUATED

A descarbonização é uma prioridade global, e Cabo Verde pretende reduzir as emissões de carbono em vários setores, incluindo a pesca artesanal. Atualmente, os barcos de pesca artesanal em Cabo Verde dependem de combustíveis fósseis, contribuindo para a emissão de gases com efeito de estufa e a acidificação dos oceanos. A transição para sistemas de propulsão elétricos ou híbridos apresenta uma solução promissora, apesar do desafio da autonomia limitada dos barcos elétricos. Esta tese investiga a viabilidade de converter uma embarcação de pesca a gasolina existente em Cabo Verde para propulsão híbrida e totalmente elétrica, analisando opções de mercado e configurações personalizadas de baterias para avaliar custos, poupança de combustível e a praticidade da conversão. Um modelo dinâmico utilizando métodos de previsão de resistência simula cenários reais de pesca, incorporando variáveis ambientais como correntes, vento e ondas, permitindo analisar o impacto destes fatores no arrasto hidrodinâmico e no consumo de energia, avaliando também a viabilidade de integrar painéis fotovoltaicos como fonte de energia renovável para reduzir a dependência de combustíveis fósseis. Esta tese prevê com sucesso as exigências do sistema de propulsão em cenários reais utilizando um modelo numérico robusto, confirmando a viabilidade da conversão. Apesar das condições marítimas desafiantes, a integração de painéis fotovoltaicos melhora a eficiência, reduz o tamanho das baterias e permite o carregamento independente da rede elétrica.
Propulsão Elétrica, Barco Pesca Artesanal, Análise Resistências Hidrodinâmicas, Hélices, Estimação MEC

dezembro 6, 2024, 10:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Paulo José da Costa Branco

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

José Luís Costa Neves

IST

Professor