Dissertação

Social and Geographical Routing for Vehicular Delay-Tolerant Networks EVALUATED

As Redes Veiculares Tolerantes a Atrasos (VDTN) abordam os desafios de comunicação presentes em ambientes veiculares, caracterizados por conectividade intermitente e padrões de mobilidade dinâmicos. Esta tese investiga o uso simultâneo de mecanismos de encaminhamento sociais e geográficos em VDTNs. A informação social pode ser automaticamente obtida a partir do histórico de contactos anteriores, enquanto a informação geográfiica é assumida como sendo fornecida a cada nó por um sistema GPS, sendo posteriormente trocada com os nós vizinhos. As variantes de protocolos de encaminhamento estudadas baseiam-se no protocolo spray and wait, onde ambas as fases, spray e busca, utilizam quer informação social quer geográfica. Os resultados das simulações mostram que o mecanismo utilizado na fase de busca tem um impacto mais significativo no desempenho do encaminhamento - sendo a melhor combinação um spray geográfico (replicação) seguido de uma busca social (encaminhamento). Os protocolos GreedySocial e AngleComm, combinações de spray Greedy de mensagens seguido de uma busca Social (baseada em dLife) do destino, e de spray Angle seguido de busca por Comunidade, alcançaram das maiores probabilidades de entrega em cenaários com maior densidade de nós. No entanto, em cenários de menor densidade, estes mecanismos de spray não são suficientemente agressivos para alcançar um desempenho ideal.
Redes Veiculares Tolerantes a Atrasos, Conectividade intermitente, Encaminhamento Social, Encaminhamento Geográfico

novembro 21, 2024, 9:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Paulo Rogério Barreiros D'Almeida Pereira

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar