Dissertação
Dynamic Topology Optimization of Flying Mobile Networks EVALUATED
Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) têm sido alvo de atenção para aplicações militares e comerciais. Enquanto o setor militar tem utilizado VANTs para reconhecimento e vigilância, o uso civil inclui operações de procura e resgate, segurança pública, gestão de transportes e recolha de dados. Em situações onde as redes de comunicação terrestres convencionais estão ausentes ou danificadas, Redes Móveis Voadores (RMVs) podem desempenhar um papel fundamental, especialmente em cenários adversos. Esta tese serve de continuação do trabalho pioneiro conduzido por Sabino et al. No seu doutoramento, Sabino otimizou a colocação de VANTs dentro de uma área alvo para maximizar a Qualidade de Serviço (QdS). Neste trabalho, desejamos otimizar a trajetória dos VANTs para cobrir os Nós Terrestres (NTs) numa área alvo conhecida A, tendo em conta a sua natureza dinâmica. Utilizámos um Algoritmo Genético (AG) com uma soma ponderada de objetivos. Os objetivos principais envolvem a maximização da Taxa de Entrega de Pacotes enquanto se minimiza o consumo de energia dos VANTs durante o voo. As simulações foram feitas para vários cenários, considerando diferentes padrões de movimento dos NTs: NTs estáticos, movimento unificado dos NTs, Movimento Aleatório de Waypoint (MAW) em Grupo e MAW. Notavelmente, os resultados revelam que mesmo quando os NTs se afastam dos VANTs, um aumento na velocidade dos NTs permite uma cobertura eficaz, resultando em compensações favoráveis entre a Taxa de Entrega de Pacotes e o consumo de energia.
dezembro 4, 2023, 16:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
António Manuel Raminhos Cordeiro Grilo
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Associado