Dissertação
Battery Management System Integration and Performance in the VIENA Electric Vehicle EVALUATED
Os veículos elétricos tornaram-se uma realidade do mercado automóvel e é previsível que a sua presença aumente. Contudo o publico ainda têm preocupações sobre esta tecnologia. As preocupações estão relacionadas com o seu custo, segurança e autonomia. Estas preocupações, assim como as maiores desvantagens dos carros elétricos estão associadas com os sistemas de bateria. Este trabalho analisa as atuais tecnologias de baterias, assim como as atuais técnicas de gestão de baterias e como estas podem ser utilizadas no projeto VIENA. Este projeto está a ser desenvolvido no IST e pretende criar um carro autónomo e elétrico que irá funcionar como uma plataforma de aprendizagem para os alunos. Esta tese descreve como o armazenamento de energia foi desenvolvido e implementado no VIENA. Mais especificamente, é apresentado: o encapsulamento das células da bateria, o hardware e software do sistema de gestão da bateria (BMS), a interface com o utilizador e o sistema de potencia auxiliar. Foi também desenvolvido um modelo de simulação da bateria. Testes experimentais foram realizados para calibrar o modelo e para verificar que o sistema de gestão da bateria (BMS) está a funcionar corretamente. Esta dissertação de mestrado é concluída com a análise de um teste de condução do VIENA. Este teste demonstrou que o carro funciona e consequentemente a bateria e BMS também funcionam corretamente. É concluído que, teoricamente, o carro tem uma autonomia de 40 minutos de condução quando numa superfície horizontal. Contudo esta autonomia é afetada pela idade das células da bateria.
março 28, 2023, 16:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Assistente Convidado