Dissertação

MyPoint: Feedback system for Smart Cities EVALUATED

Nas sociedades contemporâneas, as pessoas tendem a deslocar-se cada vez mais para as grandes metrópoles urbanas. Esta contínua urbanização exerce uma pressão significativa tanto sobre o setor dos transportes públicos como sobre as autoridades locais. Como resultado, os utilizadores dos serviços de transportes públicos frequentemente expressam insatisfação com a qualidade do serviço. Além disso, existe uma necessidade permanente de desenvolver soluções de mobilidade sustentável que possam atenuar o impacto ambiental do setor dos transportes. Esta tese investigou a viabilidade, criação, teste e comercialização de um sistema full stack de feedback e mobilidade em tempo real para cidades, com integração com uma ferramenta analítica de dados cuja interface foi disponibilizada para a MobiCascais, uma empresa municipal que trabalha do ramo dos transportes públicos. Os resultados comprovaram que o sistema funcionava bem para a carga de produção atual. Os testes de carga mostraram que mais de 50 clientes podem usar o serviço simultaneamente. A adoção pela comunidade, nesta fase, não foi suficiente para sobrecarregar o sistema ao máximo.
MaaS, Mobilidade como serviço, opinião, sistema de opiniões, cidade inteligente, transportes públicos

novembro 30, 2023, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Teresa Maria Sá Ferreira Vazão Vasques

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Associate Professor