Dissertação
A game theory-based incentive framework for the next-generation vehicular networks EVALUATED
As redes veiculares que incluem conectividade Vehicle-To-Vehicle (V2V) e Vehicle-To-Everything (V2X), têm um enorme potencial em termos de melhoria da segurança e da experiência de condução. Essas redes usam esquemas de incentivo que permitem que os nós aprendam com a sua vizinhança, avaliem a veracidade dos eventos relatados, bem como a honestidade dos veículos e, claro, incentivam a cooperação. Esquemas de incentivo convencionais têm suas próprias vulnerabilidades, que são criadas principalmente por ataques de nós com mau comportamento. Neste trabalho, projetamos uma nova estrutura de incentivo baseada na teoria dos jogos evolutivos, considerando reputações passadas para melhorar a cooperação entre veículos e reduzir o impacto de ataques de Denial of Service (DoS). Esta estrutura é testada para quatro protocolos de routing e dois tipos diferentes de ataques, ataques de buraco cinzento e ataques de buraco negro. Os resultados das simulações nestes diferentes cenários mostram um bom desempenho em redes mais densas, para protocolos com elevados overheads e para cenários onde nós mal comportados nunca cooperam com a rede, nomeadamente com ataques de buracos negros. Mais importante ainda, há uma melhoria significativa na sobrecarga e na latência.
novembro 16, 2022, 14:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Paulo Rogério Barreiros D'Almeida Pereira
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Auxiliar