Dissertação
Aircraft electric propulsion systems: Alternative energy storage and electric motors. EVALUATED
Atualmente, o setor da aviação é responsável por uma grande parte das emissões de CO2 e de ruído. Com o contínuo crescimento do setor, é urgente a implementação de algumas medidas para mitigar as alterações climáticas. Deste modo, a Comissão Europeia definiu objetivos a atingir em 2050 que visam a redução da emissão de gases poluentes no setor aeronáutico. A NASA também propôs um plano de implementação estratégica, mas com o objetivo de ser atingido em 2035. Para tal, é crucial o desenvolvimento e a inovação nos aviões atuais. Um caminho possível para atingir estes objetivos tem por base a eletrificação de aviões. Com o trabalho desenvolvido nesta tese, pretende-se elaborar um estudo comparativo entre alguns tipos de sistemas de armazenamento de energia e de motores elétricos a serem instalados em aviões elétricos. Estes modelos serão complementados com diversos modelos aerodinâmicos de aviões de modo a estimar o consumo de energia e potência com a simulação de uma trajetória de voo realista. Os cenários de descolagem e cruzeiro são abordados nesta implementação para três modelos de aviões. Os resultados obtidos mostram que a eletrificação para Unmanned Aerial Vehicles e aviões de pequeno porte é possível hoje em dia, porém com um alcance limitado. Para aviões comerciais, a utilização de motores supercondutores com fuel cells demonstra algum potencial, porém estas tecnologias ainda estão sob desenvolvimento.
novembro 25, 2022, 14:0
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Auxiliar