Dissertação

Aircraft electric propulsion systems: Alternative energy storage and electric motors. EVALUATED

Atualmente, o setor da aviação é responsável por uma grande parte das emissões de CO2 e de ruído. Com o contínuo crescimento do setor, é urgente a implementação de algumas medidas para mitigar as alterações climáticas. Deste modo, a Comissão Europeia definiu objetivos a atingir em 2050 que visam a redução da emissão de gases poluentes no setor aeronáutico. A NASA também propôs um plano de implementação estratégica, mas com o objetivo de ser atingido em 2035. Para tal, é crucial o desenvolvimento e a inovação nos aviões atuais. Um caminho possível para atingir estes objetivos tem por base a eletrificação de aviões. Com o trabalho desenvolvido nesta tese, pretende-se elaborar um estudo comparativo entre alguns tipos de sistemas de armazenamento de energia e de motores elétricos a serem instalados em aviões elétricos. Estes modelos serão complementados com diversos modelos aerodinâmicos de aviões de modo a estimar o consumo de energia e potência com a simulação de uma trajetória de voo realista. Os cenários de descolagem e cruzeiro são abordados nesta implementação para três modelos de aviões. Os resultados obtidos mostram que a eletrificação para Unmanned Aerial Vehicles e aviões de pequeno porte é possível hoje em dia, porém com um alcance limitado. Para aviões comerciais, a utilização de motores supercondutores com fuel cells demonstra algum potencial, porém estas tecnologias ainda estão sob desenvolvimento.
Aviões Elétricos, Modelação, Motores Elétricos, Simulação, Sistemas de Armazenamento de Energia

novembro 25, 2022, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Filipe Pereira Fernandes

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar