Disciplina Curricular

Redes de Alto Débito RADebit

Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021

Contextos

Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Telecomunicações

Período:

Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Redes e Sistemas de Comunicação

Período:

Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Telecomunicações > Sistemas e Redes

Período:

Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Redes e Sistemas de Comunicação > Tecnologias de Rede Móvel e Fixa

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Fundamentos de Telecomunicações, Redes de Computadores

Objectivos

Introduzir os conceitos fundamentais das redes de telecomunicações de alto-debito e dar uma visão geral e integrada destas redes. Estudar as principais tecnologias e arquitecturas de rede. Introduzir metodologias para planeamento e análise de performance.

Programa

1. Intodução Funções de uma rede de telecomunicações Transmissão, multiplexagem e comutação Tráfego e serviços Etapas na evolução das telecomunicações 2. Fundamentos das redes Caracterização das redes (topologias fisicas e lógicas e modelação de tráfego) Algoritmos de encaminhamento e dimensionamento de capacidade Planos e classificação de redes 3. Redes de Serviços Redes telefónicas e celulares Redes Ethernet e IP/MPLS Redes CATV Estrutura dos data centers e interligação. 4. Redes de Tranporte Sincronismo de rede Aspectos básicos da SDH Redes de transporte ópticas Elementos de rede ópticos Protecção de rede Planeamento de redes de transporte ópticas 5. Redes de Acesso Estrutura das redes de acesso convencionais Redes de banda larga x-DSL (ADSL, VDSL, etc.) Arquitecturas das redes de acesso ópticas Dimensionamento de redes de acesso

Metodologia de avaliação

50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

As competências transversais que se pretende desenvolver são o Pensamento Critico e Inovador (10%), através da participação activa em discusões e debates a ocorrer durantes as aulas sobre temas relevantes para a disciplina, e Estratégias de Resolução de Problemas (10%), através da contribuição dos estudantes para a resolução de problemas.

Componente Laboratorial

Não tem componente laboratorial

Componente de Programação e Computação

Explicitar as valências de computação e programação em UCs de 1º ciclo, de acordo com o definido pela Comissão de Computação e Programação, indicando qual a percentagem das suas componentes de avaliação que contempla a análise das valências de computação e programação. Explicitar outras valências de computação e programação Esta medida traduz-se ao longo de todo o 1º ciclo em pelo menos 6 ECTS (a somar a 6 ECTS da UC de Conceitos Básicos de Programação).

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre