Disciplina Curricular
Projecto Integrador de 2º Ciclo em Engenharia Electrotécnica e de Computadores PI-2CEEC
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Tronco Comum > Pic
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Tronco Comum > Pic
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Recomenda-se que o aluno tenha completado um mínimo de 30 ECTS
Objectivos
Projecto Integrador tem a duração de um semestre e é enquadrável em uma de três modalidades: 1. Projecto científico, 2. Projecto em empresa e 3. Projeto SCOPE. Os objetivos de aprendizagem dependerão do projeto específico, mas, em geral, os estudantes deverão: - aplicar os conhecimentos adquiridos na licenciatura no desenvolvimento de um projeto científico, tecnológico ou de gestão. - estender os seus conhecimentos a áreas não cobertas na licenciatura. - pesquisar, obter, compilar e resumir informações (científicas, técnicas, legislação, entrevistas, inquéritos) relevantes para o projeto. - planear e executar experiências, analisar e interpretar dados, desenvolver modelos matemáticos, realizar simulações em computador. - desenvolver competências intrapessoais, interpessoais e de pensamento crítico e inovador. - escrever e apresentar oralmente e discutir um relatório técnico.
Programa
O projeto é definido inicialmente pelos sorientadoress ou sob orientação dos mesmos. Pode ser realizado individualmente ou em grupo, no IST ou fora do IST (universidades, centros de investigação ou empresas). As seguintes modalidades são possíveis: 1. Projecto científico: uma análise profunda e academicamente rigorosa de um desafio científico, tecnológico ou da área de gestão. Pode incluir trabalho experimental e/ou computacional. 2. Projeto em empresa: projeto individual focado num desafio específico apresentado pela empresa anfitriã que requer uma solução ou análise vocacionada para uma implementação a curto prazo. 3. Projeto SCOPE: trabalho em equipa multidisciplinar com base em problemas/desafios reais e complexos apresentados por empresas ou instituições e que exigem contribuições de alunos de diferentes cursos do IST/ULisboa.
Metodologia de avaliação
Para os projectos de modalidade 1 e 2, deve ser submetida para avaliação um relatório e feita uma discussão por júri constituído por (no mínimo) de dois docentes.
Componente de Competências Transversais
Durante o desenvolvimento e avaliação do projecto, os alunos têm a oportunidade de trabalhar diferentes conjuntos de Competências Transversais. Embora a natureza destas competências dependa do projeto específico, em geral os alunos terão a oportunidade de desenvolver: i) Pensamento Crítico e Inovador (Criatividade, Estratégias de Resolução de Problemas); ii) Habilidades Intrapessoais (autodisciplina, entusiasmo, preserverança) , motivação pessoal) e iii) Habilidades Interpessoais (comunicação, organização, decisão, iniciativa, apresentação oral, redação). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser de cerca de 30%
Componente Laboratorial
Depende do tópico do projecto.
Componente de Programação e Computação
Depende do tópico do projecto.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação