Disciplina Curricular
Eletrónica de Potência para Energia EEner
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Energia
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Energia > Eletrónica dos Sistemas de Energia
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conceitos básicos de eletrotecnia e circuitos elétricos
Objectivos
Obter competências de base em conversão comutada para energia elétrica: Estudar conversores de comutação natural e suas aplicações. Estudar conversores de comutação forçada e suas aplicações em energias renováveis. Modelar e simular conversores de potência. Ensaiar e avaliar conversores comutadosem laboratório.
Programa
1. Introdução: estrutura dos conversores eletrónicos de potência. 2. - Conversores de comutação pela rede elétrica: retificadores não comandados, ou comandados com circuitos adjacentes ideais. Ligação do gerador ao conversor através de transformador. Associações de retificadores e transmissão em corrente contínua a alta tensão. Estudo com circuitos adjacentes não ideais. Transmissão em corrente contínua. Modelação e controlo. 3. - Estudo dos circuitos de comutação forçada: conversores de contínuo para contínuo fundamentais, seu dimensionamento e principais aplicações em renováveis. 4) Inversores: funcionamento como inversor e como retificador de fator de potência unitário, caracterização, dimensionamento e principais aplicações.
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
O ensino interativo em todas as aulas e a avaliação contínua promovem a capacidade de trabalho, a liderança e interação de estudantes em grupos heterogéneos. São usados métodos de simulação, projeto e experimentação como abordagem à investigação atual em conversores comutados. A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas fichas, simulações trabalho de laboratório e relatório; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação,na coordenação do trabalho laboratorial e respetivos relatórios); e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media, no estudo, simulações e relatórios). A percentagem de avaliação associada a essas competências estima-se na ordem dos 20%.
Componente Laboratorial
A componente laboratorial é constituída por: 1) trabalhos de simulação computacional em MatLab dos conversores estudados; 2) ensaios laboratoriais de conversores comutados de comutação natural e de comutação forçada. Cada trabalho dispõe do respectivo guia. A componente laboratorial é realizada em grupo. O aluno é avaliado individualmente com base no conhecimento demonstrado e em e-relatórios, efetuados durante as respetivas aulas de laboratório. Os relatórios devem comparar e discutir resultados teóricos, experimentais e de simulação.
Componente de Programação e Computação
As simulações dos conversores comutados exigem a utilização de ferramentas computacionais para encontrar soluções para modelos não lineares e variantes no tempo. São necessárias e usadas as competências de abstração, automação, decomposição, depuração, generalização e raciocínio algorítmico. Estas valências são avaliadas nas componentes de avaliação contínua principalmente na laboratorial.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.