Disciplina Curricular
Controlo de Sistemas Ciberfísicos CSCib
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Sistemas Ciberfísicos
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Controlo, Robótica e Inteligência Artificial
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Sistemas Ciberfísicos > Controlo e Comunicações
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Sistemas Ciberfísicos > Aplicações
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Controlo, Robótica e Inteligência Artificial > Controlo
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de Álgebra Linear, Cálculo Diferencial e Integral e de Probabilidades.
Objectivos
Após frequentar com sucesso esta unidade curricular, os alunos serão capazes de identificar modelos matemáticos para sistemas dinâmicos e, com base neles, projectar controladores realizados em computador, integrando sistemas físicos e computacionais
Programa
Parte 1 - Modelos e identificação: Modelos lineares em Controlo por Computador e transformada Z. Amostragem. Introdução à estabilidade de sistemas lineares discretos. Modelos de ruído e interacção entre sistemas lineares e processos estocásticos. Modelos ARX e ARMAX. Identificação de sistemas e estimação de parâmetros por mínimos quadrados e máxima verosimilhança. Identificação recursiva. Part 2 - Projeto de controladores: Projecto de controladores lineares para sistemas determinísticos por colocação de pólos e modelo de referência. Condições de robustez. Programação dinâmica e Controlo LQG em tempo discreto. Predição linear. Controlo Estocástico de sistemas lineares (variância mínima e variância mínima dessintonizada). Estimação de estado. Controlo adaptativo. Controlo tolerante a falhas.
Metodologia de avaliação
50% avaliação continua; 50% avaliação não continua
Componente de Competências Transversais
A componente de Competências Transversais é moderada, estando relacionada com o trabalho em grupo a realizar no laboratório, que inclui o trabalho em grupo (que compreende a adequada distribuição de papéis pelos elementos do grupo) e a escrita de relatórios.
Componente Laboratorial
Realização de 2 relatórios em grupo a partir de um guia de trabalho. A nota do laboratório é dada individualmente a cada aluno, podendo ser diferente para cada um dos elementos de um mesmo grupo, e resulta da avaliação dos relatórios e do desempenho individual de cada aluno durante o semestre. A não comparência a aulas de laboratório, ou a não participação ativa são penalizadas.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.