Disciplina Curricular
Optoeletrónica Opto
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Telecomunicações
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Circuitos e Sistemas Eletrónicos
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Telecomunicações > Tecnologias
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Circuitos e Sistemas Eletrónicos > Circuitos e Sistemas Integrados
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O principal objetivo da Unidade Curricular de Optoelectrónica é o de fornecer aos alunos os conhecimentos essenciais necessários para a compreensão, análise, dimensionamento e utilização de sistemas que incorporem componentes optoelectrónicos. Nesse sentido são estudados os componentes optoelectrónicos básicos e é feito o seu enquadramento em diversas aplicações específicas de Engenharia, nomeadamente em telecomunicações, iluminação, deteção e a conversão fotovoltaica.
Programa
- Cap 1: Enquadramento e perspectiva geral - Cap 2: Fundamentos Teóricos - Cap 3: Detectores ópticos - Cap 4: Emissores ópticos - Cap 5: Controladores ópticos - Cap 6: Aplicações
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
Considera-se que as seguintes competências transversais foram desenvolvidas: Trabalho em equipa (20%) e comunicação escrita (20%).
Componente Laboratorial
A componente laboratorial é baseada na execução (experimental ou por simulação) de experiências que permitam elucidar os tópicos lecionados.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.