Disciplina Curricular
Sensores e Actuadores SA
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Sistemas Ciberfísicos
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Circuitos e Sistemas Eletrónicos
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Sistemas Ciberfísicos > Dispositivos e Interface com o Meio Físico
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Circuitos e Sistemas Eletrónicos > Sistemas Embebidos
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Física, Instrumentação e Medidas
Objectivos
Seleccionar sensores e actuadores utilizados na medição e actuação por via eléctrica de diversas grandezas físicas não eléctricas com base no conhecimento dos princípios de transdução, suas especificações e circuitos electrónicos necessários.
Programa
1) Introdução aos sensores e actuadores (definição, classificação e especificações). 2) Micro e nano tecnologia. 3) Transdutores baseados no campo eléctrico, no campo magnético, em fenómenos mecânicos, em fenómenos térmicos, na radiação eletromagnética e em fenómenos químicos. 4) Redes de sensores e actuadores. 5) Resumo da medição de deslocamento, temperatura e força. 6) Sistemas sensoriais para robótica e navegação.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação continua/50% de avaliação não continua
Componente de Competências Transversais
Aplicações práticas envolvendo programação em C, Labview e Matlab.
Componente Laboratorial
6 Trabalhos de Laboratório Debate sobre os relatórios formais elaborados.
Componente de Programação e Computação
6 Trabalhos de Laboratório Debate sobre os relatórios formais elaborados.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.