Disciplina Curricular
Sistemas de Comunicações Móveis SCM
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Telecomunicações
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Telecomunicações > Sistemas e Redes
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Os estudantes devem ter as noções básicas de sistemas e redes de telecomunicações, relativamente a propagação de sinais, antenas, processamento de sinais, arquitetura de redes, tráfego, e serviços.
Objectivos
A disciplina pretende dar formação na área das comunicações móveis terrestres em geral, e em particular no que se refere aos sistemas de comunicações celulares. Para além dos aspetos básicos, é dada ênfase aos aspetos de aplicação aos sistemas GSM (2G), UMTS (3G), LTE (4G) e NR (5G).
Programa
Os temas a tratar tratam de aspetos comuns a vários sistemas de comunicações móveis, bem como de tópicos específicos essencialmente dos sistemas GSM (2G), UMTS (3G), LTE (4G) e NR (5G): Introdução, Distribuições Estatísticas em Telecomunicações, Modelos de Propagação, Antenas para as Bases e os Móveis, Caracterização do Canal Rádio, Redes Celulares, Interface Rádio, Sistemas de Rádio Móvel Privado, Mobilidade e Tráfego, Dimensionamento Celular.
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua;
Componente de Competências Transversais
Através das componentes de avaliação "Resolução de problemas" e "Apresentação de trabalho", abordam-se explicitamente todas as várias dimensões, i.e., Pensamento Crítico e Inovador, Competências Interpessoais, Competências Intrapessoais, Cidadania Global, Literacia da informação e dos media. O impacto das competências transversais na avaliação será da ordem dos 10 %.
Componente Laboratorial
As aulas constituem-se na discussão e resolução de problemas. Os estudantes possuem logo no início do período lectivo a lista de problemas a serem resolvidos nas aulas. Os problemas são resolvidos pelos estudantes, sendo-lhes atribuídos do modo seguinte: “Solver” – estudante que vai apresentar a resolução do problema; “Challenger” – estudante que vai desafiar a resolução do “Solver”; “Examiner” – estudante que vai procurar nos exames dos anos anteriores questões similares ao problema. Procura-se assim, fomentar a discussão na resolução dos problemas, e possibilitar a aprendizagem com a correcção de erros.
Componente de Programação e Computação
Far-se-á a ponte com a Ciência de Dados, atendendo a que os sistemas de comunicações celularea geram uma enorme quantidade de dados (aos níveis de rede e de utilizador), que podem ser depois processados.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.