Disciplina Curricular
Sistemas de Telecomunicações Via Rádio STVR
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Telecomunicações
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Telecomunicações > Sistemas e Redes
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de Telecomunicações
Objectivos
Familiarizar os alunos com os sistemas de transmissão por feixes hertzianos e por satélite, desde os aspectos teóricos aos de implementação e normalização. Introdução aos sistemas de rádio móvel terrestres.Introdução aos sistemas de acesso fixo via rádio de banda larga e aos sistemas de redes sem fios.
Programa
A - Sistemas de Feixes Hertzianos Digitais 1. Introdução 2. Planeamento de frequências 3. Propagação e balanço de potência em ligações terrestres 4. Modulações digitais e codificação para feixes hertzianos digitais 5. Projecto de ligações por feixes hertzianos B - Sistemas de Satélite 1. Introdução 2. Propagação e balanço de potência numa ligação via satélite 3. Órbitas de satélites 4. Bandas de frequência e acesso múltipolo 5. Arquitectura de sistemas de satélite 6. VSAT 7 Sistemas GPS/Galileo C - Sistemas de Telecomunicações Pessoais 1. Introdução à propagação em rádio móvel 2. Reutilização de frequências e conceito de rádio móvel celular. Interferência 3. Nocões de tráfego (fórmulas de Erlang), grau de serviço, e handover 4. Técnicas de acesso múltiplo: FDMA, TDMA, CDMA e OFDMA. Sistemas FDD e TDD 5. Gestão de recursos rádio (escalonamento e controlo de potência) 6. As gerações de sistemas móveis (2, 3, 4 e 5 G) 7. Sistemas de rádio cognitivo e alocação dinâmica de espectro
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua;
Componente de Competências Transversais
1- Trabalho de equipa: realização de laboratórios e projecto em grupo de 2 alunos. 2- Comunicação escrita e/ou oral: escrita do relatório do projecto e/ou discussão/feedback. 3- Pensamento crítico: justificação das opções técnicas tomadas na realização do projecto. Estas 3 componentes contabilizam 25% da avaliação da UC (1.5 ECTS).
Componente Laboratorial
Realização de quatro sessões de laboratório, em grupos de 2 alunos, como apoio ao desenvolvimento da componente de avaliação por projecto.
Componente de Programação e Computação
Utilização do programa Feixer de auxílio ao projecto de feixes hertzianos (desenvolvido em Mathematica).
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.