Disciplina Curricular
Tecnologia e Projeto de Antenas TPA
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Telecomunicações
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Telecomunicações > Tecnologias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
PROE, Electromagnetismo
Objectivos
- Compreensão dos principios fundamentais de funcionamento de estruturas radiantes e teoria de antenas. - Capacidade de analizar e projectar antenas nas configurações de maior aplicação.
Programa
1. Teoria de antenas. Teoria das antenas transmissora e receptora e relações de reciprocidade. 2. Antenas lineares. 3. Agregados de antenas. 4. Antenas reflectoras. Antenas de abertura. 6. Antenas independentes da frequência, miniaturização de antenas, antenas fractais. 7. Antenas de microstrip. 8. Teoria de redes de microondas. 9. Antenas adaptativas.
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas (cerca de 10% no Mini-Teste e Exame); Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação, cerca de 10% no trabalho computacional).
Componente Laboratorial
Nenhuma.
Componente de Programação e Computação
Uso de simuladores electromagnéticos e realização de trabalho computacional (e.g., análise da resposta de uma antena usando métodos numéricos como MoM ou FDTD).
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.