Disciplina Curricular
Nano-Fotónica N-F
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Telecomunicações
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Telecomunicações > Tecnologias
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
PROE, Electromagnetismo, Cálculo e Algebra Linear
Objectivos
- Compreensão dos mecanismos involvidos nas interacções luz-matéria na nano-escala. - Conhecimento de soluções que permitam reduzir o tamanho característico de dispositivos ópticos para uma escala sub-comprimento de onda. - Compreensão dos princípios de operação de dispositivos não-reciprocos. - Introdução à óptica quântica e à computação óptica.)
Programa
1. Electromagnetismo e Polarização. 2. Cristais fotónicos. Estrutura de bandas e hiatos de bandas. 3. Introdução à plasmónica. Plasmões de superfície. Limite de difracção de Rayleigh. Aplicações biomédicas e em espectroscopia. 4. Plasmónica não recíproca. Não-reciprocidade, propagação unidireccional, isolamento electromagnético. 5. Introdução à óptica quântica. Oscilador harmónico quântico. Quantização do campo electromagnético. Conceito de fotão. 6. Introdução à computação quântica. Entrelaçamento quântico. Criptografia quântica. Medição em mecânica quântica. De EPR aos testes de Bell (CHSH et al.). As caixas negras PR. Transformações unitárias. A impossibilidade de clonagem. Codificação densa. Teleportação quântica. Reversibilidade em computação quântica. Algoritmos de Shor e Grover. Correcção quântica de erros. Protocolos quânticos. Breve introdução à implementação física da computação quântica.
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua;
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas (cerca de 20% dos Mini-Testes e Exame)
Componente Laboratorial
Nenhuma.
Componente de Programação e Computação
Resolução de problemas com o auxílio de simuladores númericos (Matlab, Mathematica)
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.