Disciplina Curricular
Sistemas de Informação e Bases de Dados SIBD
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Redes e Sistemas de Comunicação
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Redes e Sistemas de Comunicação > Aplicações e Serviços
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Essencial: Fundamentos da Programação. Recomendado: Introdução à Arquitectura de Computadores, Programação com Objectos, Sistemas Operativos, Interfaces Pessoa-Máquina
Objectivos
A disciplina faz uma introdução à concepção e análise de bases de dados e desenvolvimento das suas aplicações. O curso foca no modelo relacional, cobrindo o desenho lógico das bases de dados (desenho do esquema) e sua implementação, bem como os sistemas de gestão de transações. Alguns apectos de engenharia de dados, da recolha ao tratamento analítico, serão também abordados. A disciplina tem como objetivo expor os alunos aos conceitos básicos necessários no desenho e concepção de um sistema de informação, assim como o desenvolvimento de competências transversais para a sua realização no âmbito de um projeto em equipa.
Programa
Principais características dos sistemas informação, bases de dados, e processo de desenvolvimento de aplicações. Modelação de informação. Modelos Entidade-Associação e Relacional. Conversão de modelos E-A em relacionais. Linguagens para interrogação de bases de dados. Álgebra e Cálculo Relacionais. SQL. Restrições de Integridade. Integridade referencial. Integridade em SQL Triggers. Arquitetura de aplicações de bases de bases de dados e sua programação. Stored Procedures. Estruturas de Indexação Processamento e Recuperação de transacções Transacções em SQL. Segurança e Controlo de Acesso em Bases de Dados. Dados complexos e XML. Sistemas de apoio à decisão. Data warehousing. OLAP. Métodos de prospecção de dados.
Metodologia de avaliação
40% Projeto (P) com 2 entregas (P1, P2) + 60% Exame final (E) Nota final: 0.2xP1 + 0.2xP2 + 0.6xE Nota mínima: 9,5 valores para a média do projeto (P) e 9,5 valores para o exame (E) Trabalhador-estudante (reconhecido): tem de desenvolver o projeto, pode optar o fazer individualmente
Componente de Competências Transversais
Serão desenvolvidas competências transversais através da realização do Projecto em grupos de 3. Serão desenvolvidas todas as vertentes das Competências Interpessoais sendo também requeridas Competências Intrapessoais. Aspectos de Cidadania Global relacionados com as questões éticas da manipulação de informação crítica e dados pessoais, assim como a protecção da privacidade serão também debatidos durante a exposição do programa. As competências a desenvolver serão aferidas feridas através do acompanhamento no laboratório e avaliação dos dois relatórios do Projecto (um para cada parte). Cerca de 10% do esforço de aprendizagem total será dedicado ao desenvolvimento de competências transversais.
Componente Laboratorial
Desenvolvimento projecto, que inclui o modelo conceptual de um sistema de informação e aplicação interactiva, a partir de guiões de laboratório com exemplos práticos. Os alunos trabalham em grupos de três na concepção da solução para o projecto.
Componente de Programação e Computação
na
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes utilizadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá apresentar e responder perguntas sobre todo o atribuição e solução.