Disciplina Curricular

Sistemas de Informação e Bases de Dados SIBD

Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021

Contextos

Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Redes e Sistemas de Comunicação

Período:

Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Redes e Sistemas de Comunicação > Aplicações e Serviços

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Essencial: Fundamentos da Programação. Recomendado: Introdução à Arquitectura de Computadores, Programação com Objectos, Sistemas Operativos, Interfaces Pessoa-Máquina

Objectivos

A disciplina faz uma introdução à concepção e análise de bases de dados e desenvolvimento das suas aplicações. O curso foca no modelo relacional, cobrindo o desenho lógico das bases de dados (desenho do esquema) e sua implementação, bem como os sistemas de gestão de transações. Alguns apectos de engenharia de dados, da recolha ao tratamento analítico, serão também abordados. A disciplina tem como objetivo expor os alunos aos conceitos básicos necessários no desenho e concepção de um sistema de informação, assim como o desenvolvimento de competências transversais para a sua realização no âmbito de um projeto em equipa.

Programa

Principais características dos sistemas informação, bases de dados, e processo de desenvolvimento de aplicações. Modelação de informação. Modelos Entidade-Associação e Relacional. Conversão de modelos E-A em relacionais. Linguagens para interrogação de bases de dados. Álgebra e Cálculo Relacionais. SQL. Restrições de Integridade. Integridade referencial. Integridade em SQL Triggers. Arquitetura de aplicações de bases de bases de dados e sua programação. Stored Procedures. Estruturas de Indexação Processamento e Recuperação de transacções Transacções em SQL. Segurança e Controlo de Acesso em Bases de Dados. Dados complexos e XML. Sistemas de apoio à decisão. Data warehousing. OLAP. Métodos de prospecção de dados.

Metodologia de avaliação

40% Projeto (P) com 2 entregas (P1, P2) + 60% Exame final (E) Nota final: 0.2xP1 + 0.2xP2 + 0.6xE Nota mínima: 9,5 valores para a média do projeto (P) e 9,5 valores para o exame (E) Trabalhador-estudante (reconhecido): tem de desenvolver o projeto, pode optar o fazer individualmente

Componente de Competências Transversais

Serão desenvolvidas competências transversais através da realização do Projecto em grupos de 3. Serão desenvolvidas todas as vertentes das Competências Interpessoais sendo também requeridas Competências Intrapessoais. Aspectos de Cidadania Global relacionados com as questões éticas da manipulação de informação crítica e dados pessoais, assim como a protecção da privacidade serão também debatidos durante a exposição do programa. As competências a desenvolver serão aferidas feridas através do acompanhamento no laboratório e avaliação dos dois relatórios do Projecto (um para cada parte). Cerca de 10% do esforço de aprendizagem total será dedicado ao desenvolvimento de competências transversais.

Componente Laboratorial

Desenvolvimento projecto, que inclui o modelo conceptual de um sistema de informação e aplicação interactiva, a partir de guiões de laboratório com exemplos práticos. Os alunos trabalham em grupos de três na concepção da solução para o projecto.

Componente de Programação e Computação

na

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis ​​pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes utilizadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá apresentar e responder perguntas sobre todo o atribuição e solução.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre