Disciplina Curricular
Teoria da Informação e Comunicação TIComu
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Telecomunicações
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Redes e Sistemas de Comunicação
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Telecomunicações > Informação e Comunicação
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Redes e Sistemas de Comunicação > Fundamentos das Redes, da Comunicação e da Informação
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Telecomunicações
Objectivos
Aquisição dos conceitos fundamentais da teoria da informação e comunicação (alicerce teórica das modernas telecomunicações) e da sua aplicação não só às telecomunicações, como a muitas outras áreas da ciência e da tecnologia.
Programa
1. O problema da quantificação e comunicação de informação. 2. Fontes discretas sem e com memória: códigos óptimos, entropia e as suas propriedades, teorema da codificação de fonte, divergência de Kullback-Leibler. 3. Canais discretos: códigos de canal, informação mútua, capacidade de canal, teorema da codificação de canal. 4. Fontes contínuas: entropia diferencial, quantização escalar e vectorial, teoria do ritmo-distorção. 5. Canais contínuos: capacidade de canal, canal gaussiano. 6. Teoria da informação para redes: canais de acesso múltiplo e de difusão; codificação em rede; teorema de Slepian-Wolf. 7. Teoria da informação na tecnologia e na ciência: compressão de audio, imagens e video; termodinâmica; biologia computacional; neurociências.
Metodologia de avaliação
No âmbito da reestruturação MEPP
Componente de Competências Transversais
Desenvolvimento de pensamento crítico. Capacidade de estudo e de abstracção, bem como de uma visão transversal de várias áreas do conhecimento. O impacto das competências transversais na avaliação será da ordem dos 10 %.
Componente Laboratorial
N/A
Componente de Programação e Computação
N/A
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.