Disciplina Curricular

Algoritmia em Redes e Aplicações ARA

Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021

Contextos

Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Telecomunicações

Período:

Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Redes e Sistemas de Comunicação

Período:

Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Telecomunicações > Sistemas e Redes

Período:

Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Redes e Sistemas de Comunicação > Fundamentos das Redes, da Comunicação e da Informação

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

São recomendados conhecimentos de redes de computadores e de algoritmos básicos.

Objectivos

Expor os alunos aos algoritmos de larga aplicação em redes, nos quais se incluem algoritmos sequenciais, distribuídos, em tempo-real e aleatórios. Ensinar a formular e a resolver problemas em rede em termos algorítmicos.

Programa

1. Criptografia de chave pública e os algoritmos aritméticos de exponenciação e divisão modular. 2. Conectividade em redes e o algoritmo de pesquisa em profundidade. 3. Caminhos mais-curtos e os algoritmos de Dijkstra, de Bellman-Ford, de Johnson e de Warshall. 4. Álgebra para caminhos ótimos genéricos e generalização dos algoritmos de Dijkstra e Bellman-Ford. 5. Encaminhamento de pacotes de dados e os algoritmos distribuídos vetoriais e estado-da-ligação. 6. Fluxo máximo, corte mínimo, método de Ford-Fulkerson e o algoritmo de Edmonds-Karp. 7. Emparelhamentos máximo e estável e o algoritmo de Gale Shapley. 8. Desenho topológico de centros-de-dados. 9. Manutenção de caches e os algoritmos mais-longe-no-futuro e menos-usado-recentemente. 10. Introdução à teoria dos jogos: estratégias dominantes, dominadas e equilíbrios de Nash; aplicações em rede.

Metodologia de avaliação

50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

1. Pensamento crítico e inovador, porque os problemas propostos nos projectos são abertos a diferentes soluções e implementações. 2. Competências interpessoais: como o trabalho em equipa, porque o projeto é desenvolvido em grupos de dois alunos; como a comunicação escrita, porque os alunos têm que entregar um relatório para cada projeto a explicar o trabalho desenvolvido de forma concisa, precisa e motivante. A avaliação das competências transversais será cerca de 10%.

Componente Laboratorial

Conceção, implementação, validação e teste de algoritmos com vários graus de complexidade.

Componente de Programação e Computação

Desenvolvimento de algoritmos eficientes.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre