Disciplina Curricular
Co-Projeto Hardware/Software -HW
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Sistemas de Computação
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Sistemas de Computação > Arquiteturas e Computação
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Fundamentos de sistemas digitais e de arquitecturas de computadores. Programação em C.
Objectivos
Fornecer aos alunos as competências para: · Compreender os conceitos e as técnicas de projecto de sistemas embebidos com componentes de hardware e software. · Modelar, simular e sintetizar sistemas digitais usando métodos e ferramentas a nível de sistema. · Analisar os compromissos hardware/software, os algoritmos e as arquiteturas para optimizar o sistema com base em requisitos e restrições de implementação. · Compreender as técnicas de síntese de alto-nível e utilizar as funcionalidades das ferramentas de síntese C-para-RTL. · Projectar e implementar sistemas hardware/software de média complexidade utilizando SoC-FPGAs.
Programa
Sistemas intra-chip e co-projecto hardware-software. SoC-FPGAs - Sistemas em chips programáveis. Metodologias e ferramentas ao nível de sistema. Partição HW-SW e aceleração por hardware. Técnicas de projeto baseadas em síntese de alto nível. Co-simulação. Mapeamento de arquiteturas, Interfaces HW-SW e Computação Reconfigurável. Núcleos de processadores, barramentos e redes intra-chip. Paralelismo ao nível dos dados e da tarefa. Análise de desempenho e cumprimento de objectivos temporais, de desempenho e de potência/energia. Exemplos de projecto e casos de estudo (algoritmos de processamento de dados, aprendizagem automática, etc.). Computação no edge com SoC-FPGAs.
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
54% da avaliação da UC correspondem à realização de 2 projectos, desenvolvidos em grupo com a elaboração de relatórios escritos, os quais contemplam a análise de competências transversais. A avaliação da componente de competências transversais é cerca de 10%.
Componente Laboratorial
A componente laboratorial é iniciada com um projecto guiado de introdução ao laboratório (P0), às ferramentas de desenvolvimento e ao sistema embebido alvo. Seguem-se 2 projectos a desenvolver pelos grupos com demonstração e relatório. O 1º projeto (P1) consiste na realização de uma arquitetura de coprocessamento HW/SW, com um processador embebido e um acelerador em hardware. O 2º projeto (P2) consiste num sistema embebido multiprocessador com 2 processadores genéricos e um ou mais processadores dedicados (hardware).
Componente de Programação e Computação
Programação em C de Sistemas Embebidos. Projecto de processadores elementares para aplicações específicas.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.