Disciplina Curricular
Aplicações Distribuídas sobre a Internet ADInt
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Redes e Sistemas de Comunicação
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Sistemas Ciberfísicos
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Redes e Sistemas de Comunicação > Aplicações e Serviços
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Sistemas Ciberfísicos > Aplicações
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Programação Orientada por Objectos Programação de Sistemas Redes de Computadores e Internet Programação concorrente
Objectivos
São objetivos desta UC dotar os alunos com conhecimentos e competências suficientes para o desenvolvimento de sistemas computacionais e aplicações distribuídas na Internet. No final desta UC os alunos serão capazes de: - Compreender os diversos problemas inerentes ao desenvolvimento de uma aplicação para a Internet - Compreender, comparar e avaliar as diversas arquiteturas de aplicações na Internet - Avaliar a aplicabilidade das diversas arquiteturas - Conhecer e saber aplicar tecnologias e sistemas existente para o desenvolvimento de aplicações distribuídas na internet - Desenvolver aplicações distribuídas na Internet usando as tecnologias existentes: armazenamento, processamento, comunicação e apresentação
Programa
Introdução aos sistemas distribuídos de grande escala Arquiteturas de sistemas distribuídos Identificadores de recursos e sistemas de nomes Soluções para a heterogeneidade de dados na internet (JSON e XML) Remote Procedure Calls WebServices SOAP e REST Código Móvel Mecanismos de modelação e persistência de dados (introdução ao SQL) Middlewares de Object-relational mapping Modelos de serviço para computação na Nuvem (IaaS, PaaS, SaaS) Modelos de programação para a Nuvem
Metodologia de avaliação
50% avaliação contínua; 50% avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
PENSAMENTO ESTRATÉGICO / PENSAMENTO CRÍTICO / ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Durante a resolução do projeto os alunos serão deparados com séries de desafios e opções que os obrigarão a tomar decisão. nesta fase será apresentadas e exercitadas estas competências. A avaliação do projeto terá em conta a qualidade das soluções apresentadas pelos alunos, refletido diretamente estas competência, sendo atribuído na nota final um peso de cerca da 10%. COMUNICAÇÃO ESCRITA / ESTRUTURAÇÃO E FORMATAÇÃO DE RELATÓRIOS E APRESENTAÇÕES A entrega do projeto será acompanhada por um relatório. Uma das componentes da avaliação corresponde precisamente à do relatório onde será tido em conta a estrutura, clareza, qualidade do documento, mas também a capacidade de apresentar os conceitos técnicos. Corresponde a 10% da nota. TRABALHO EM EQUIPA Como o projeto será realizado em grupos de alunos, esta competência será desenvolvida durante a UC e indiretamente avaliada no projeto.
Componente Laboratorial
Os laboratórios servirão numa fase inicial da UC para a realização de exercícios ilustrativos do conceitos, técnicas e tecnologias relevantes. Serão apresentados enuciados que os alunos deverão inicar a reslução antes do laboratorio e deverão continura depois. Numa fase terminal da UC os laboratórios servirão para a realização acompanhada do projecto.
Componente de Programação e Computação
Todos os conceitos leccionados nesta UC e aprendidos pelos alunos estão relacionados com competências de programação de computadores e sistemas informáticos. Os laboratorial e projeto requerem a programação de aplicações e sistemas paralelos.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.