Disciplina Curricular
Microredes Dc/Ac Micror
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Sistemas Ciberfísicos > Dispositivos e Interface com o Meio Físico
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Energia
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Sistemas Ciberfísicos
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Energia > Eletrónica dos Sistemas de Energia
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conceitos básicos de eletrotecnia e de eletrónica
Objectivos
Dimensionar e controlar conversores eletrónicos de potência para microredes DC e AC. Sintetizar controladores para microredes isoladas e interligadas à rede. Dimensionar e sintetizar sistemas de armazenamento de energia e controladores para microredes. Dimensionar sistemas de inércia sintética. Avaliar a qualidade de energia elétrica em microredes.
Programa
1 – Introdução às microredes DC e AC. Projeto e arquitetura de sistemas de distribuição DC e micro-redes. Microredes isoladas e interligadas à rede; 2 – Conversores comutados para microredes DC e AC. Interfaces para sistemas de geração de energia limpa em microredes. Conversores AC-DC-AC para sistemas de geração distribuída (VSC, conversores em ponte isolados (DAB), fonte Z). Confiabilidade de sistemas de conversão comutada de energia; 3- Sistemas de armazenamento de energia; 4 – Controlo de microredes. Controlo centralizado e distribuído. Controlo hierárquico da potência, controlo Master/slave. Estatismo, controlo local, multifuncionalidades, inércia sintética. Interligação de microredes híbridas; 5 – Qualidade de energia elétrica, mitigação de harmónicas, compensação de fator de potência; 6 – Gestão da demanda no controlo de microredes
Metodologia de avaliação
50% de avaliação continua/50% de avaliação não continua
Componente de Competências Transversais
As competências transversais, nomeadamente, pensamento crítico e inovador, pensamento estratégico, pensamento analítico-crítico, criatividade na identificação de objetivos, estratégias de resolução de problemas e planificação do trabalho, são desenvolvidas ao longo das aulas e avaliadas nas componentes de avaliação: fichas, relatórios, testes e exame. É utilizada uma estratégia de ensino interativa e de avaliação contínua para realização do projeto, simulação e experimentação de conversores comutados para energias renováveis. As competências interpessoais são desenvolvidas, em particular na componente laboratorial, através da realização de trabalhos em grupo, comunicação oral e escrita e preparação de relatórios. A literacia da informação é desenvolvida através da procura da informação e da estruturação e planeamento de relatórios. Esta abordagem de ensino tem como objetivo promover a capacidade de trabalho, a liderança e interação de estudantes em grupos heterogéneos. A apreciação das competências transversais terá o peso de 10% da nota final.
Componente Laboratorial
A componente laboratorial inclui trabalhos de simulação e ensaios laboratoriais de conversores comutados para microredes DC/AC. Existe um guia de laboratório para cada um dos trabalhos. Os trabalhos são realizados em grupos e, no final de cada sessão laboratorial os alunos deverão entregar / submeter online o relatório realizado durante a sessão laboratorial. Esse relatório irá conter os resultados obtidos e a respetiva discussão, incluindo comparação com resultados de simulação e teóricos. A avaliação individual é efetuada com base no conhecimento mostrado durante a realização da sessão laboratorial e na classificação obtida nos relatórios.
Componente de Programação e Computação
A componente de programação e computação é para realizar os trabalhos de simulação de microredes DC e AC. Na realização destes trabalhos o aluno desenvolve e usa as competências de abstração, decomposição, generalização, raciocínio algorítmico, automação e depuração. Estas competências são avaliadas principalmente na componente laboratorial.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.