Disciplina Curricular
Economia e Mercados de Energia EMEne
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Energia
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Energia > Redes e Sistemas de Energia
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de sistemas de energia elétrica.
Objectivos
A UC EMEn tem 2 objetivos principais: 1) saber analisar os principais tipos de organização do sector eléctrico, proporcionando os modelos de cálculo técnico-económico aplicáveis, designadamente no funcionamento dos mercados de energia; 2) fornecer conhecimentos e competências na área da Economia, nomeadamente no domínio da Microeconomia, com utilidade na análise dos sistemas de energia.
Programa
Parte A – Avaliação técnico-económica do Sistema de Energia Elétrica: 1) O sector da energia em Portugal; 2) Fundamentos da procura e fornecimento de energia; 3) Custos no Sistema de Energia Elétrica; 4) Dos custos aos preços - Teoria da regulação; 5) Mercados de eletricidade; Parte B – Teoria da microeconomia: 1) Teoria dos produtores; 2) Teoria dos consumidores; 3) Relação entre produtores e consumidores num mercado único; 4) Tipos de mercados.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação continua/50% de avaliação não continua
Componente de Competências Transversais
As seguintes competências transversais são avaliadas nos mini-testes e no exame: Pensamento crítico e inovador - pensamento estratégico, pensamento crítico, criatividade, estratégias de resolução de problemas. Estima-se que as competências transversais poderão representar 6% da avaliação.
Componente Laboratorial
Não há componente laboratorial.
Componente de Programação e Computação
Não são requeridas competências de Programação e Computação, para além daquelas que os estudantes já adquiriram no 1º ciclo. Como forma de aprofundar e melhor compreender os tópicos do curso, os estudantes são incentivados a desenvolver programas de computador para resolução de problemas selecionados, complexificados pela não consideração de hipóteses simplificativas.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.