Disciplina Curricular
Produção e Consumo de Energia Eléctrica PCEEle
Mestrado Bolonha em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - MEEC 2021
Contextos
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Áreas Secundárias > Área Secundária - Energia
Período:
Grupo: MEEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização Principais > Área de Especialização Principal de Energia > Redes e Sistemas de Energia
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
As disciplinas Electrotecnia Teórica e Física (Termodinâmica) constituem as disciplinas que fornecem as bases de conhecimento para a frequência desta disciplina.
Objectivos
A disciplina visa dar formação no âmbito dos processos convencionais que permitem a conversão de diferentes formas de energia em energia eléctrica. A disciplina visa também dar formação no âmbito da caracterização e previsão dos consumos de energia eléctrica.
Programa
1 Introdução. Fundamentos de Energia 2 Propriedades Termodinâmicas das Substâncias 3 Centrais Térmicas a Vapor. O Ciclo de Rankine 4 Centrais Equipadas com Turbinas a Gás. O Ciclo de Brayton 5 Centrais Hidroeléctricas 6 Consumo de Energia Eléctrica 7 Previsão de Cargas
Metodologia de avaliação
50% de avaliação continua/50% de avaliação não continua
Componente de Competências Transversais
As competências transversais serão desenvolvidas que nas aulas teóricas quer nas aulas práticas e terão um peso de 10%. O Pensamento Crítico e Inovador é incentivado nas aulas teóricas através de propostas alternativas para a resolução das questões abordadas. Nas aulas práticas é fomentado o trabalho em equipe e incentivada a procura na net de soluções alternativas para a resolução dos problemas.
Componente Laboratorial
NA
Componente de Programação e Computação
Alguns problemas propostos nesta UC exigem o recurso a ferramentas computacionais, nomeadamente o uso de ferramentas do EXCEL( regressão linear múltipla) ou do Matlab. São assim usadas as competências definidas em Computação e Programação.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.