Dissertação

Custo do Armazenamento nos Veículos Elétricos. Preço da energia Armazenada Injetada na Rede EVALUATED

Em virtude dos limites estabelecidos para as emissões de dióxido de carbono, os fabricantes automóveis recorreram à eletrificação do sector tornando o veículo elétrico mais competitivo. Por outro lado, os governos têm incentivado a mobilidade elétrica, contudo tem de ser complementado com aumento na produção de origem renovável de maneira a que a energia necessária para o carregamento desses veículos não seja produzida em centrais termoelétricas. A tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) pode ajudar a aumentar a penetração de energias renováveis ao armazenar energia que esteja a ser produzida em excesso e injetar na rede quando necessário, podendo também mitigar a intermitência de fontes renováveis. Neste estudo, a tecnologia V2G será utilizada para fazer Peak-Shaving/Load Shifting, ou seja, injetar energia nas horas de ponta para baixar a produção e carregar os veículos nas horas de vazio. O objetivo desta dissertação é mostrar a utilidade que esta tecnologia pode ter no contexto da ilha de São Miguel em que cerca de metade da eletricidade é produzida numa central termoelétrica a fuelóleo. Para isso, será desenvolvido um algoritmo para simular a coordenação do carregamento e a injeção na rede. E por fim, é feita uma análise financeira com base nas tarifas atuais disponíveis no arquipélago dos Açores.
Load Shifting, Peak-Shaving, São Miguel, Vehicle-to-Grid, Veículo Eléctrico

Janeiro 13, 2021, 17:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

João José Esteves Santana

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Aposentado

ORIENTADOR

Rui Manuel Gameiro de Castro

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado