Dissertação

Adaptive Illumination: Vehicle Tracking in Bridges With Surveilance Cameras EVALUATED

A mudança de paradigma em relação a sistemas de controlo autónomos, introduzida com temas com os quais ficamos cada vez mais familiarizados, como cidades inteligentes e condução autónoma, aliada ao crescente interesse na minimização de consumo energético e desenvolvimento de tecnologias de vigilância automáticas permite introduzir e explorar sistemas de iluminação adaptativa à ocupação para espaços de interesse público como pontes e túneis, totalmente independentes de operadores humanos. Neste trabalho é explorada a arquitectura de um sistema de iluminação autónomo que, através de sensoreamento com câmaras de vigilância, detecta e segue os veículos no ambiente de estudo, e produz a iluminação necessária aos mesmos, adaptando-se à taxa de ocupação para cada instante de tempo. Os principais aspectos focados são o seguimento de veículos e a optimização de iluminação. É feito um estudo da importância da modelação precisa do comportamento dos veículos na performance do seguimento. É também analisada a influência da frequência de obtenção de dados de sensoreamento e do ruído associado às medidas no desempenho do filtro. Apresentam-se e comparam-se duas propostas de algoritmos que permitem obter a configuração óptima de iluminação de uma dada via enquanto garantem a segurança dos seus utilizadores.
Extended Kalman Filter, Modelos de Movimento, Seguimento de Veículos, Optimização Linear, Dimming, Iluminação Adaptativa

Novembro 17, 2017, 18:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

José António Da Cruz Pinto Gaspar

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar