Dissertação

Nonlinear SISO System Identification Applied to the Series System Power-Driver, DC-Motor and Propeller EVALUATED

Nesta tese propõe-se uma metodologia dos mínimos quadrados para estimar os parâmetros de um sistema não linear composto por um amplificador de potência (power driver), um Motor-DC e uma hélice. A entrada do sistema é a tensão da referência e a saída é a velocidade da rotação das pás da hélice. Duas parametrizações são consideradas. As parametrizações diferem se o principal efeito é associado (i) à hélice ou (ii) ao amplificador de potência. Para além da proposta de um processo de modelação do sistema por estimação paramétrica, é também realizada uma análise de sensibilidade do processo de estimação. A análise de sensibilidade do processo de estimação é baseada na adição de ruído Gaussiano sobre a resposta do sistema simulado e consequente observação de efeito sobre os parâmetros recalculados com base nos dados com ruído. A metodologia de modelação é aplicada sobre dados adquiridos em um sistema real. Os resultados da estimação são utilizados para comparar os efeitos não lineares do driver de potência e da hélice. A análise de sensibilidade é realizada sobre o modelo que melhor representa o sistema real.
Não linearidade, Modelo PMP

Junho 26, 2015, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José António Da Cruz Pinto Gaspar

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar