Dissertação

Real-Time Emulation of Vehicular Non-Stationary Channels EVALUATED

O objetivo desta tese é descrever o uso de um emulador de canal de comunicações para avaliar o desempenho de modems instalados em veículos, no âmbito de aplicações dedicadas a Sistemas de Transporte Inteligentes. Estes nós veículares são responsáveis pela troca de informações de segurança e eficiência de trânsito, utilizando a emenda 802.11p do protocolo Wi-Fi. Isto permite a simulação de um canal veícular realista caracterizado por parâmetros que são reconfiguráveis e sem a necessidade de medições de campo. Para isso, é essencial modelar minuciosamente o canal não-estacionário, caracterizado por ambientes dinâmicos, elevadas velocidades dos nós e o efeito do multicaminho. O canal é descrito por um modelo de linha de atraso tapped, no qual os taps são determinados através de uma otimização, baseada no algoritmo LASSO, em medidas reais em Lund, Suécia. O algoritmo visa a minimização do erro quadrático médio entre a descrição aproximada do canal e as medições originais, e limitar o número de taps em uso. O emulador faz parte de um projeto desenvolvido no Instituto de Telecomunicações da Universidade Técnica de Viena. O seu desenvolvimento posterior permite a emulação consecutiva de cenários e a configuração dos parâmetros de atraso, para cada magnitude e fase. O desempenho do emulador é avaliado através da taxa de erro de pacote, para diversos cenários e atenuações, mostrando que os modelos não-estacionários não emulam cenários estacionários veiculares de modo realista e, para o modelo não-estacionário, a informação partilhada é perdida exceto quando os veículo estão nas proximidades.
Sistemas de Transporte Inteligente, 802.11p, canais não-estacionários, linha de atraso tapped, emulador, taxa de erro de pacote

maio 8, 2018, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Manuel De Jesus Sousa Correia

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado