Dissertação

Técnico Solar Boat (TSB): Electrical Propulsion System Improvement Featuring a Dual Motor Drive EVALUATED

O objectivo principal desta tese consiste na modelação e por consequente melhoria da propulsão elétrica de um barco de competição movido a energia solar - a transmissão mecânica, o sistema de armazenamento de energia composto por baterias Litio-Polímero (LiPo), motor elétrico DC Brushless e o conjunto de painéis solares como fonte de energia do barco são todos considerados parte do sistema de propulsão. O barco foi desenvolvido por uma equipa de estudantes do Instituto Superior Técnico com o objectivo de competir em provas de engenharia realizadas na Europa. Esta equipa, o Técnico Solar Boat (TSB), tem já construído um protótipo que navegou o verão passado (2016) no Mónaco para a competição Solar1. Todo o trabalho desenvolvido nesta tese encontra-se inserido na área de sistemas eléctricos liderada por mim desde o primeiro protótipo. Os três principais tópicos abordados nesta tese são; o sistema de propulsão composto pelo aciona- mento eléctromecânico no motor do tipo DC Brushless (BLDC), o sistema de armazenamento de en- ergia (baterias LiPo) e o sistema de produção de energia fotovoltaica (painéis solares). Todos estes sistemas serão modelados em termos de parâmetros concentrados e, onde possível, melhoramentos no seu desempenho serão estudados e implementados. Para o sistema de propulsão elétrico do barco, propõe-se nesta tese um sistema com dois motores BLDC mecanicamente acoplados com controlo de torque, procurando-se uma solução com uma maior eficiêcia elétrica em relação ao sistema de propulsão anterior de apenas um motor BLDC com controlo de velocidade.
Propulsão eléctrica, energia fotovoltaica, armazenamento de energia, barco, controlo de torque

Junho 15, 2018, 11:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Paulo José da Costa Branco

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado