Dissertação

Design and Experimental Realization of a DC/DC Converter for Electric Vehicle EVALUATED

Com a crescente preocupação ecológica, nos últimos anos tem se vindo a aplicar soluções de forma a reduzir a emissão de dióxido de carbono. Uma dessas soluções foi a introdução de veículos elétricos. Os veículos elétricos possuem um sistema de alimentação baseado em baterias, como por exemplo, baterias de lithium. Baterias estas que fornecem energia para os inversores que adaptam a tensão proveniente da bateria numa tensão trifásica, visto que na maioria dos veículos elétricos os motores são motores trifásicos e fornecem também tensão para um conversor de potência de tem como objetivo fornecem alimentação a todos os sistemas que utilizam baixa tensão, como por exemplo sensores e atuadores do veículo. O objetivo deste trabalho consiste na realização de um conversor CC-CC para um veículo elétrico de Formula Student. Como tal foi elaborada uma pesquisa sobre qual a tipologia a aplicar, tendo sido escolhida a tipologia de conversor CC-CC em ponte completa, com modulação de fase, comutação no zero da tensão (FB-PS-ZVS) e uma malha reativa LCC. Esta tipologia foi alvo de simulações (PSIM) para comprovar o funcionamento da mesma sobre as condições de funcionamento do conversor no veículo de formula student e para verificar qual o tipo de dispositivos de potência a utilizar. Durante a realização da tese foram efetuadas simulações não só ao circuito de potência, mas também a todos os circuito auxiliares utilizados no controlo digital também desenvolvido neste trabalho (MultiSim e LTSpice). Foram também desenvolvidos protótipos do conversor, bem como testes a alguns dos módulos.
FB-PS-ZVS, Comutação no zero da tensão, Formula student, Veículos elétricos, modulação de fase.

Novembro 30, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria Beatriz Mendes Batalha Vieira Vieira Borges

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado