Dissertação

Desempenho de linhas aéreas face a descargas atmosféricas EVALUATED

Uma das principais causas de interrupção do fornecimento de energia elétrica é a incidência de descargas atmosféricas em linhas aéreas de transmissão de energia. Prever o desempenho das linhas face a descargas atmosféricas, é por isso importante, de forma a poder construi-las e protege-las de maneira a minimizar possíveis problemas. O desempenho das linhas pode ser determinado através do cálculo de duas taxas: a taxa de contornamento por falha de escudo (SFFOR) e a taxa de contornamento inverso (BFR). Esta dissertação tem como objetivo a criação de um programa computacional, válido para a rede de transporte, que permita ter em conta todos os métodos atualmente existentes para o cálculo das duas taxas mencionadas, de modo a perceber qual a influência dos métodos nos resultados e permitir uma escolha do utilizador pelo método que considere mais adequado. O programa começa por se basear no método do IEEE, utilizado no programa FLASH, nas suas características e tratamento de dados, e expande-se depois ao método proposto pelo CIGRE e a outros métodos propostos por diferentes autores nos últimos anos. São descritos nesta dissertação todos os critérios, modelos e métodos de cálculo em que se baseia o programa computacional e os vários tipos de teste a cada modelo e a cada tipo de apoio. Nesta dissertação foi possível estudar a influência da geometria dos vários tipos de apoios e dos vários métodos, e analisar as alterações nos resultados, tendo em conta as diferenças entre os vários métodos e parâmetros propostos por cada autor.
Contornamento, descarga, SFFOR, BRF, FLASH

novembro 23, 2016, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria Teresa Nunes Padilha de Castro Correia de Barros

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado