Dissertação

Vessel Detection in Oceanographic Airborne Imagery EVALUATED

Este trabalho foca-se na detecção de embarcações num ambiente oceanográfico, através de imagens captadas por meios aéreos não tripulados. A falta de largura de banda nas comunicações entre o veículo e a estação de controlo limita a capacidade para enviar os dados adquiridos, pelo que as imagens têm que ser avaliadas em tempo-real. O problema é atacado a partir da detecção inicial de regiões de imagem que são diferentes da aparência normal da superfície marítima, as quais serão posteriormente processadas por detectores de eventos mais específicos. Uma vez detectada uma embarcação, uma imagem contendo apenas esse evento é enviada para a estação de terra para posterior validação humana. O problema proposto apresenta três requisitos: custo computacional reduzido, devido aos limitados recursos computacionais, invariância à rotação, dada a variedade de perspectivas das embarcações, e tolerância à escala, devido a diferentes altitudes de voo. Pretende-se ainda baixa taxa de falsos alarmes devido ao custo elevado das comunicações, e uma taxa de detecção que permita assinalar uma embarcação pelo menos uma vez enquanto se encontrar dentro do campo de visão da câmara. Para detectar regiões de interesse, implementámos vários métodos de saliência. Posteriormente, nestas regiões relevantes, calculamos descritores HOG invariantes a rotações, fazendo uso da análise de Fourier. Foram etiquetadas milhares de imagens para a criação de uma base de imagens de treino e benchmarking dos algoritmos. Um modelo de treino supervisionado, correndo uma Support Vector Machine linear, foi usado para classificação.
Análise de Fourier, Aprendizagem Supervisionada, Descritores de Imagem, Histogramas de Gradientes Orientados, Invariância à Rotação, Saliência

outubro 23, 2014, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alexandre José Malheiro Bernardino

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar