Dissertação

Mobile Field Trip EVALUATED

A educação tem sentido a necessidade de ferramentas de apoio. Paralelamente, a evolução tecnológica tem causado mudanças nos métodos pedagógicos, atualizando-os, para aproveitar essas novas tecnologias. Na área de Geologia, os recursos educacionais incluem conteúdo geral, porém são direcionados para uma área geográfica específica e ilustram trabalho prático no campo. Atualmente, as avaliações relacionadas com trabalhos de campo, no contexto de uma unidade curricular, ainda dependem de papel e não usam qualquer suporte tecnológico. Os alunos escrevem relatórios acerca do trabalho de campo ou resolvem testes depois da visita de estudo. Devido à natureza prática de alguns exercícios em Geologia e em algumas outras áreas, esta metodologia de trabalho não é eficiente. Por esta razão, há a necessidade de um novo suporte para essas práticas. Este projecto visa desenvolver um sistema integrado que permita a realização de questionários, quando em viagens de estudo ou em sala de aula. O resultado traduziu-se num sistema integrado, chamado Field Trip: este sistema conecta um portal web, onde questionários podem ser criados, a uma aplicação móvel que permite os estudantes resolverem-nos durante as viagens de estudo.
Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS), e-Learning, Geologia, Aplicação Móvel, Questionários, Gamificação.

Maio 17, 2017, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

ANABELA GONÇALVES CRUCES

Universidade Lusófona

Professora

ORIENTADOR

João Nuno De Oliveira e Silva

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar