Dissertação

Management and electric drive energy monitoring for the competition motorcycle IST Motostudent- "TLMoto" EVALUATED

O objetivo deste trabalho é dimensionar, implementar e testar o sistema elétrico e de propulsão para o protótipo de mota elétrica TLM02e desenvolvido pela equipa TLMoto. O sistema elétrico do TLM02e é composto de um acumulador de energia elétrica eleito para ser baterias de lítio, um motor síncrono de ímãs permanentes, controlador do motor e todos os componentes eletrônicos adicionais, tais como o sistema de gerenciamento de bateria (BMS), centralina (ECU), sistema de carregamento etc. Tendo em conta os regulamentos da competição e ambiente hostil para a eletrônica encontrados em qualquer veículo elétrico, este dimensionamento teve de ser cuidadosamente pensado para estar em conformidade com as restrições regulamentares, bem como ser fiável, seguro, eficiente e resistente a vibrações, temperatura, líquido e ruído eletromagnético (EMI). Contando com os limites monetários e o fato de se ter enfatizado mais fiabilidade do que a complexidade, algumas ideias como caixa de velocidades ou supercondensadores foram eliminadas de consideração. No fim o sistema foi testado numa banca de ensaios, espera-se que seja montado na mota TLM02e e que tenha bons resultados na competição MotoStudent.
Sistemas Automáticos de Medida, Sistemas de gestão de baterias, Veículo elétrico, Mota elétrica, Bateria de lítio, MotoStudent.

Abril 19, 2017, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Paulo José da Costa Branco

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado