Dissertação

Sistemas de Radar Automóvel Integrados EVALUATED

A maior parte dos acidentes rodoviários ocorrem devido a erros humanos. Os Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) são sistemas desenvolvidos para minimizar a ocorrência desses erros, garantindo uma condução segura, reduzindo o número de acidentes rodoviários. Um dos principais tipos de ADAS é o radar automóvel, que tem diversas aplicações como, por exemplo, o Cruise Control adaptativo ou prevenção de colisões. Atualmente, existem duas bandas de frequências usadas no radar automóvel, a de 24 GHz e a de 77 GHz. É uma área com um enorme crescimento nos últimos anos, o que levou a uma necessidade de investigar e desenvolver estas tecnologias. Esta dissertação consiste na análise dos diversos aspetos relacionados com o radar automóvel. Numa fase inicial da dissertação será feita uma breve introdução dos ADAS, seguida de uma abordagem aos sistemas de radar, introduzindo diversos conceitos fundamentais no estudo do radar automóvel. Será apresentado um exercício prático considerando um sistema anti colisão de longa distância, utilizando uma antena instalada no pára-choques do carro. São analisadas três diferentes situações de deteção de um automóvel: ignorando o efeito de reflexões, considerando o efeito de reflexões e considerando a dispersão pela estrada. Para estudar/avaliar o desempenho do radar automóvel foi efetuada uma simulação no CST®, permitindo uma melhor compreensão acerca do funcionamento e características deste tipo de radares. Através da simulação foi possível obter diagramas de radiação, coeficiente de reflexão e outros dados relevantes ao estudo da antena.
radar, automóvel, anti colisão, ADAS, deteção de alvo

Novembro 28, 2018, 14:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

António Luís Campos da Silva Topa

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar