Dissertação

Computational Attitude Guidance & Control for Autonomous Spacecraft EVALUATED

Esta tese aborda o desenvolvimento de sistemas de controlo de atitude embarcados para veículos espaciais autónomos. Considera-se um satélite genérico com painéis solares retangulares acoplados e quatro rodas de reação a operar num ambiente realista contendo perturbações e ruídos. Nesse cenário, são dois os objetivos principais: i) realizar manobras angulares de grande amplitude, denominadas manobras slew na língua inglesa, e garantir a rápida convergência do sistema; para esse fim, é adotado um Controlador Preditivo Não-Linear (NMPC) que, além de cumprir os requisitos definidos, impõe restrições de torque e momento angular para as rodas de reação; e ii) direcionar o veículo de forma estável e com elevado desempenho, i.e. manter pointing stability na língua inglesa; para tal, devido à dinâmica não-linear de atitude, é proposto um Regulador Linear Quadrático (LQR) baseado na linearização em torno do ponto de equilíbrio correspondente ao erro nulo. A avaliação das metodologias propostas é feita por meio do desenvolvimento e análise de quatro diferentes controladores de atitude, dois para apontar o veículo a um ponto fixo em relação a um referencial inercial, e dois direcionados para o centro da Terra. O par de controladores desenhado para cada contexto é combinado para executar os dois objetivos em sequência. O sucesso das soluções propostas é avaliado recorrendo a simulações numéricas conforme a capacidade dos MPC de atingir o critério de paragem em tempo e esforço mínimos e dos LQR de conduzir e manter os erros de atitude em um máximo de 36 arcsec, ambas as quais são atingidas.
Controlo de Atitude, Manobras Slew, Direcionamento Estável, Regulador Linear Quadrático, Modelo de Controle Preditivo

novembro 29, 2021, 8:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Tiago Martins Batista

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Pedro António Duarte Marques Lourenço

GMV

GNC Engineer, PhD