Dissertação
Steering and Speed Control for Autonomous Electric Vehicles EVALUATED
Nos últimos anos, os veículos autónomos têm estado na vanguarda dos estudos de engenharia como uma solução comercialmente viável. Existem muitos objetivos associados à condução autónoma, nomeadamente a minimização do erro entre o veículo e a trajetória de referência, a otimização do tempo ou da energia necessária para completar a tarefa de condução autónoma e que todos os objectivos sejam concretizados com segurança. Uma solução que permite abordar todos estes problemas simultaneamente é a formulação da tarefa de condução autónoma como um problema de otimização com múltiplos objetivos. É então possível utilizar técnicas de controlo ótimo para resolver o problema da condução autónoma. Uma dessas técnicas é Model Predictive Control. Nesta dissertação, propõe-se um controlador para resolver a tarefa de condução autónoma, formulada como um problema de path-following, minimizando ao mesmo tempo a energia necessária. Este controlador consiste num anel externo que fornece uma referência de velocidade de energia mínima, e um anel interno que utiliza Model Predictive Control para calcular os comandos de direção e aceleração ótimos que conduzem o veículo através do caminho fornecido. Para testar o controlador foi desenvolvido um modelo robusto e complexo do VIENA, um carro elétrico desenvolvido pelo Instituto Superior Técnico. O controlador é comparado com outros controladores bem estabelecidos e emm vários casos permite obter resultados melhores. Estes resultados caracterizam-se por serem sinais de direção suave, um aspeto importante para a experiência de condução segura.
dezembro 2, 2021, 16:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
José António Da Cruz Pinto Gaspar
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Auxiliar