Dissertação

ZFC Superconductor Magnetic Levitation System "Maglev-Tuga" - Guidance and Lateral Stability EVALUATED

É feita a comparação entre duas geometrias para um veículo de levitação magnética usando supercondutores de alta temperatura (HTS), com zero-field-cooling (ZFC), do tipo YBCO. As duas geometrias são: uma geometria retangular, que usa blocos de magnetos permanentes para fazer a pista magnética, e um carro com blocos supercondutores, que levitam sobre a pista magnética; uma nova geometria cilíndrica que consiste numa pista magnética cilíndrica discreta, feita de magnetos permanentes, igualmente espaçados, e de supercondutores com uma geometria de meio anel, a levitar na pista magnética, com um espaçamento radial constante. A métrica de comparação entre as duas geometrias é a estabilidade lateral. Um protótipo da geometria retangular é usado para serem realizadas experiências para determinar a resposta do sistema a uma perturbação lateral. Para a nova geometria cilíndrica, simulações em 2D e 3D foram realizadas usando um programa de elementos finitos. As simulações serviram para o dimensionamento desta nova geometria, tendo em conta a grossura e profundidade dos supercondutores, do espaçamento entre os magnetos permanentes, e do espaçamento entre o supercondutor e os magnetos. O dimensionamento teve em conta os supercondutores conseguirem estar em equilíbrio estático, tendo em vista manter a simetria do sistema. As duas geometrias foram comparadas em relação às suas respostas a perturbações laterais. As conclusões foram que a geometria retangular apresenta uma resposta não linear e os deslocamentos laterais máximos para o qual o sistema ainda é estável são por volta de 21 mm.
Superconductores de Alta Temperatura (HTS), Levitação Magnética (Maglev), Forças de Guiamento, Estabilidade Lateral

Junho 14, 2018, 15:30

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Orientação

ORIENTADOR

Paulo José da Costa Branco

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado