Dissertação

Second language learning using eBooks EVALUATED

As ferramentas actuais de aprendizagem de linguagem assistida por computador (CALL), que permaneceram em grande parte inalteradas nos últimos anos, são de um modo geral consideradas inadequadas para alcançar a fluência numa língua estrangeira. O presente projecto tem como objectivo construir uma ferramenta CALL baseada em eBooks bilíngues, seguindo o formato EPUB3. A ferramenta deve ter uma interface de utilizador intuitiva, incluir definições de palavras e também incorporar um conjunto de jogos sérios. O projecto englobou o desenvolvimento de um script Python que produz um único documento eBook com recursos dinâmicos dados os textos paralelos em ambos os idiomas e áudio pré-gravado na língua alvo. Estes recursos oferecem ao utilizador um controlo melhorado sobre a reprodução de áudio e não estão incluídos por defeito na plataforma alvo, o iPad da Apple neste trabalho. O script também carrega definições de cada palavra no eBook e inclui-as no documento final. Além disso, o projecto também incluiu o desenvolvimento de uma aplicação Javascript que implementa os jogos sérios sem depender de recursos externos. Realizou-se um estudo preliminar com um eBook de demonstração gerado por este sistema, para melhorar suas características e entender as expectativas que os utilizadores têm desta ferramenta. Apesar do parecer positivo do grupo de teste sobre a utilidade desta ferramenta, o interesse revelado por funcionalidades que exigem uma análise mais profunda do livro bilingue suscita preocupações sobre a viabilidade da aplicação ibooks da Apple e o formato EPUB3 face a uma implementação da solução como uma aplicação standalone.
CALL, jogos sérios, EPUB, eBooks interactivos.

Julho 27, 2017, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Xavier Anguera

ELSA Corp.

Especialista

ORIENTADOR

Isabel Maria Martins Trancoso

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Catedrático