Dissertação

Design of C-Ran Fronthaul for Existing LTE Networks EVALUATED

C-RAN é uma arquitetura de rede móvel que permite a partilha de recursos de rede em centros de dados centralizados, reduzindo os custos para os operadores. O objetivo desta tese foi projetar e analisar uma arquitetura C-RAN numa rede LTE. Este trabalho estuda o impacto de C-RAN e virtualização na rede de um operador, nomeadamente as ligações fronthaul e a capacidade necessária por centro de dados, tendo em conta as limitações de latência e capacidade. São também analisados os custos associados à implementação de C-RAN, comparando-a com a rede descentralizada correspondente. O modelo implementado tem como parâmetros de entrada o posicionamento de RRHs e possíveis pontos de agregação de BBUs disponíveis, bem como os respetivos custos. O modelo apresenta cinco algoritmos com base em questões técnicas, a fim de testar diferentes parâmetros da rede. Para finalizar, uma análise do Minho e de Portugal é feita usando os valores típicos para as várias contribuições de atraso e de capacidade. É feita uma abordagem sobre as diferentes áreas do cenário, classificadas como densa urbana, urbana e rural. Os resultados mostram que Minho e Portugal exigem respetivamente 9 e 44 pontos de agregação de BBUs. No que diz respeito às ligações fronthaul, os resultados mostram que as transmissões por microondas não são rentáveis comparativamente à fibra. É também elaborada uma análise de redução de custos comparando uma rede descentralizada com uma arquitetura de C-RAN, sendo cerca de 13%. Devido à dimensão dos cenários, os custos fronthaul revelam ser a componente mais caro.
LTE, C-RAN, Fronthaul, OPEX, CAPEX.

novembro 10, 2016, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Luís Manuel De Jesus Sousa Correia

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado