Dissertação

Electromagnetic Design Improvements of the Single-Sided Disk-Rotor Induction Motor for the FST In-Wheel Traction EVALUATED

Com o aumento da popularidade de veículos elétricos e a necessidade de máquinas mais eficientes, a otimização dos motores elétricos é muito importante. O objetivo desta tese consiste na caracterização exata de uma máquina de indução axial, seguida da elaboração de um modelos de elementos finitos da máquina. Esta máquina foi desenhada como motor "in-wheel" de um automóvel elétrico. Após o desenvolvimento do modelo físico, vários testes eletromagnéticos foram realizados, e a geometria da máquina otimizada. O comportamento térmico da máquina também foi medido experimentalmente, e depois modelado de acordo com os dados. Os resultados obtidos demonstram uma melhoria na prestação eletromagnética da máquina, apesar da pouca eficiência global, sendo o torque produzido muito inferior ao requerido. Porém, o modelo FEM demonstrou ser muito preciso em simulações estacionárias, e a sua aplicação muito promissora noutros tipos diferentes de máquinas.
Máquina indução, Geometria axial; Rotor em disco, Modelação de máquinas elétricas, Fluxo magnético, Correntes induzidas

setembro 22, 2021, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Francisco Ferreira da Silva

IDMEC

Investigador

ORIENTADOR

Paulo José da Costa Branco

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado