Dissertação

Design of a Supercapacitor/Battery Hybrid Energy Storage System for the TLMoto Prototype EVALUATED

O objectivo desta dissertação é estudar a possibilidade de implementação e o impacto na performance de um sistema híbrido de armazenamento de energia utilizando baterias e supercondensadores, na mota eléctrica de pista, TLM02e, desenvolvida pela equipa TLMoto. Para quantificar o impacto da abordagem híbrida, um modelo numérico da bateria da TLM02e é formalizado e os seus parâmetros determinados experimentalmente. Um modelo numérico do motor e respectivo sistema de excitação é proposto. Os seus parâmetros são determinados teoricamente e ajustados com resultados experimentais. Um modelo numérico da dinâmica da mota e comportamento do piloto é formalizado. Os resultados são comparados com os resultados das restantes equipas, confirmando a aproximação à realidade. Modelos de sistemas de armazenamento de energia híbridos passivo e semi-activo são desenvolvidos. O dimensionamento e modelação de um conversor redutor-elevador reversível em corrente é realizado. É usada uma abordagem à partilha de potência baseada em filtragem e é aplicado um sistema de controlo da voltagem do banco de supercondensadores. A simulação dos três sistemas demonstra o comportamento esperado. Ambas as opções híbridas melhoram a performance no teste de aceleração. Na simulação de corrida, apesar de aumentar a eficiência, a abordagem híbrida passiva produziu piores resultados em termos de velocidade máxima e tempo de corrida. Pelo contrário, a abordagem semi-activa produziu melhores resultados em termos de tempo de corrida mas piorou a velocidade máxima e a eficiência.
Armazenamento de Energia, Supercondensadores,  Mota Eléctrica, TLMoto

novembro 18, 2019, 9:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Paulo José da Costa Branco

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado