Dissertação

Characterization and Performance Analysis of a Pedal Electric-assisted Bicycle EVALUATED

Na última década, os grandes ambientes citadinos têm tentado combater a poluição atmosférica, através de legislação que visa proibir a circulação de veículos motorizados de combustão interna. A grande alternativa aos veículos de combustão interna são os veículos elétricos. Estes veículos têm sido adotados pela sociedade de forma natural ao nível automobilístico, bem como nos transportes públicos como os comboios metropolitanos. Recentemente, a bicicleta elétrica tem-se assumido como uma nova alternativa no mercado. Esta alternativa passa por equipar uma bicicleta tradicional com um sistema de propulsão elétrica, para que este promova trabalho, e auxilie o condutor nas suas viagens. Nesta tese é conduzido um estudo, que visa estimar a eficiência do sistema elétrico de uma bicicleta elétrica, através da comparação entre a potência elétrica consumida e da potência mecânica necessária para o veículo se mover, dentro de um circuito de teste, com diferentes pilotos. Os resultados demonstram que a eficiência do sistema elétrico estudado é muito reduzida, tornando inviável o uso destas bicicletas como alternativa aos automóveis, motas e transportes públicos.
Sistema eléctrico, bicicleta, potência, eficiência.

Junho 28, 2019, 15:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

João Filipe Pereira Fernandes

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Paulo José da Costa Branco

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado