Dissertação

Image Processing for Detection of Road Pavement Degradation EVALUATED

Para manter a qualidade e a segurança das estradas, é necessário aplicar uma política de manutenção apropriada, assim que fendas começarem a aparecer. Uma solução semi-automática é proposta nesta dissertação, pois o modo tradicional de detectar fendas por um técnico é muito demorado, aumentando assim a rapidez e a eficiência da análise do pavimento rodoviário e reduzindo o esforço feito pelo técnico tal como a subjetividade dos resultados. O sistema proposto começa por proporcionar uma detecção automática de fendas não supervisionada rápida e eficaz através um processo de filtragem para identificar as regiões de fendas mais evidentes na imagem. O esqueleto e respetivos pontos finais de cada região identificada são obtidos usando um método de esqueleto. Em seguida, um conjunto de caminhos mínimos entre esses pontos finais é calculado, usando um algoritmo de caminho mínimo. Para aumentar a precisão dos resultados, é aplicado um procedimento de validação, considerando as intensidades de pixels pertencentes aos caminhos previamente computados e a probabilidade de pertencerem à fissura. Finalmente, uma GUI desenvolvida permite que um usuário apague segmentos de caminhos incorretos e adicione novos, usando os mesmos algoritmos de caminho mínimo para minimizar a necessidade de interações do usuário. O dataset usado para fins de teste foi adquirido pelo sistema LRIS e foi dividido em dois conjuntos de imagens, um que contém exemplos de fendas mais fáceis e outro com imagens de fendas mais desafiantes.
detecção de fendas, caminho mínimos, light field, não supervisionado, processamento de imagem

Junho 21, 2018, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Henrique José Monteiro Oliveira

IPBeja

Professor Adjunto

ORIENTADOR

Paulo Luís Serras Lobato Correia

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Auxiliar