Dissertação

Analysis of Antennas' Locations on Trains for Mobile Communications EVALUATED

O objetivo desta tese foi o de analisar o desempenho de antenas para diferentes sistemas de comunicações ferroviárias e a influência do ambiente envolvente. O trabalho consistiu na análise de antenas para diferentes sistemas de comunicações ferroviárias, o GSM-R, que trabalha nos 900 MHz, o LTE- R, normalmente utilizado a 2.6 GHz e o BBRS, um sistema particularmente utilizado em ambientes de metro, a 5.9 GHz. Foi desenvolvido um modelo baseado no CST, onde foram considerados os parâmetros das antenas, assim como as limitações físicas do ambiente circundante. Os resultados foram analisados através do diagrama de radiação, da largura de feixe de meia potência, do coeficiente de reflexão e do nível do primeiro lobo lateral. Estudou-se a influência de um tejadilho de comboio com características curvas, que mostrou uma redução do ganho máximo e um aumento da largura do feixe de meia potência. Finalmente, foi realizada uma análise sobre a presença de obstruções no telhado do comboio. No GSM-R, estabeleceu-se uma distância de segurança para instalar os terminais de 1.5 e 2 m, respetivamente, na presença de obstruções com alturas de 25 e 45 cm. No LTE-R, concluiu-se como distâncias de segurança 1 e 1.5 m, considerando as mesmas alturas de obstruções mencionadas anteriormente. O estudo realizado para o BBRS não mostrou problemas relevantes para a utilização de diversidade espacial devido a interferências das estrutura, e a melhor posição para instalar o terminal será na posição mais elevada da parte da frente do comboio com uma profundidade de 100 mm.
Comunicações Ferroviárias, Posicionamento de Antenas, GSM-R, LTE-R, BBRS.

Outubro 4, 2018, 16:0

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Orientação

ORIENTADOR

Luís Manuel De Jesus Sousa Correia

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado